Toxina Botulínica


Credito da Imagem : Botox - Marca Registrada - Allergan


O que é a toxina botulínica ? A toxina botulínica é uma medicação extraída de bactérias (Clostridium) cuja ação principal é paralisar a musculatura. A apresentação é em forma de pó. O médico reconstitui a toxina botulínica com soro fisiológico e utiliza uma pequena seringa para aplicar. É utilizado em outras áreas da medicina onde o relaxamento muscular é necessário (espasmos musculares).


Qual a duração da toxina botulínica? A duração média é de 4 a 6 meses. Após 3 meses, o músculo deixa de ficar totalmente paralisado e volta, muito gradualmente, a contrair-se. O resultado não some de um dia para o outro. Gradualmente o efeito some e o músculo retoma sua atividade. Em algumas pessoas (com muita sorte) o efeito pode ser maior do que 6 meses.

Espere um aumento na contração, uma força muscular progressiva de 12-20% ao mês.

Assim no quarto mês já há, por exemplo, uma redução de 60% em média pelo menos no efeito da paralisação causado pela toxina botulínica.


O que pode dar errado? Em mãos treinadas muito pouca coisa pode dar errado. O mais desagradável e dramático efeito colateral é o enfraquecimento do músculo que eleva a pálpebra de cima. Neste caso (ptose palpebral) a pálpebra fica caída. A maioria das vezes este efeito indesejável está relacionado a alterações da anatomia do indivíduo ou falta de preparo do profissional. A boa notícia é que este efeito dura pouco. Relembramos: Isto é a raridade da raridade. É muito comum ficar roxo nos pontos de picada. Nada que uma maquiagem não disfarce.

É verdade que a toxina botulínica pode ser usado para “diminuir o suor” em quem tem “hiperidrose”? É verdade. Quem transpira muito nas axilas pode realizar a aplicação no local. O resultado é a diminuição importante do suor. Nas mãos, pode ser aplicado mas é um pouco mais doloroso. A duração do efeito é, geralmente, maior, variando de aproximadamente 5 -12 meses.

Enfim, vale a pena aplicar a toxina botulínica? Desde que você não espere resultados milagrosos a resposta é: Sim, vale a pena. É um tratamento seguro, bons resultados e segurança comprovada. Esta também provado que previne a formação de novas rugas e atenua as já instaladas. Trata-se de um excelente artifício cosmético. Use-o com moderação.

Paulo Henrique Ferreira CRM/PR 36063

Clinica Diagnuz - Medicina e Saude

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©  2023 por Clínica Diagnuz-Medicina e Saude. CNPJ - 24.351.695/0001-14 e 24.351.695/0002-03 Resp. Técnico : Dr Paulo Henrique Ferreira CRM/PR 36063 - Todos os direitos Reservados - Diagnuz Medicina e Saúde - Registro de Marca 913750662