DIFICULDADES NO DIAGNÓSTICO DE ASMA EM MENORES DE CINCO ANOS

A asma é, atualmente, definida como doença inflamatória crônica das vias aéreas que, em indivíduos susceptíveis, causa episódios recorrentes de sibilos, dificuldade respiratória e tosse, principalmente à noite e no início da manhã. Os episódios são, usualmente, associados à obstrução variável e difusa do fluxo aéreo, geralmente reversível, espontaneamente ou após tratamento. Essa reversibilidade pode não ser completa. A inflamação também aumenta a reatividade brônquica a vários estímulos inespecíficos.
O diagnóstico de asma no lactente e pré-escolar é complexo e constitui uma demanda constante.
É Asma ou não? Eis a questão
Os sintomas mais comuns da asma são tosse, chiado, aperto no peito, falta de ar e dificuldade para respirar. A tosse é um mecanismo de proteção projetado para mover o muco através do trato respiratório,
Em uma criança com ou sem asma, tosse pode ser pior à noite, porque durante o dia a criança se movimenta e isso ajuda na drenagem de muco. No entanto a noite, ficamos deitados e a falta de movimento faz com que o muco se acumule nas vias aéreas, aumentando assim os ataques de tosse.
Tosse causada por um vírus pode durar de duas a seis semanas ou às vezes até mais tempo, mas a tosse crônica – tosse por mais de oito semanas – deve ser investigada. Apesar da asma poder apresentar apenas tosse, um médico experiente pode ajudar a distinguir entre uma tosse causada por um vírus da gripe (ou outros germes) de uma tosse secundária a asma. É importante saber, entretanto, que em uma criança com asma a tosse geralmente é iniciada por um vírus de resfriado comum e agravada pela asma, levando a dificuldade de diagnóstico.
Muitas vezes, a maneira mais fácil de diferenciar os dois é um teste terapêutico, que consiste em usar o medicamento e avaliar se responde ou não. Se houver uma resposta à medicação, é provável que seu filho tenha asma, mas a boa noticia é que existe medicação para isso! Se não houver resposta ao medicamento, é improvável que seu filho tenha asma, E outros diagnósticos precisam ser buscados (veja tabela dos diagnósticos diferenciais logo abaixo).
Saiba que em crianças com asma geralmente há um quadro misto, em que um vírus é responsável por desencadear os sintomas de asma; em outras palavras, os medicamentos para asma irão ajudar a controlá-la, mas não os sintomas provocados pelo vírus da gripe em si…ou seja, ele pode continuar com febre, tosse e coriza nasal, mas sem chiado no peito nem cansaço!
Embora a asma possa se apresentar-se apenas com tosse, uma criança com asma normalmente têm uma tosse crônica com sibilos. No entanto, o que a maioria das mães chama de chiado nem sempre é considerado pelo médico. O diagnóstico final deve ser feito pelo médico.
Quais são então as manifestações clínicas sugestivas de asma?
Episódios frequentes de sibilância, o famoso “chiado no peito” , por mais de uma vez por mês
Tosse ou sibilos que ocorrem à noite ou cedo pela manhã, provocados por riso ou choro intensos ou exercício físico
Tosse sem relação evidente com viroses respiratórias
Presença de atopia, especialmente rinite alérgica ou dermatite atópica
História familiar de asma e atopia
Boa resposta clínica a β2-agonistas inalatórios (Berotec® ou Salbutamol ou Aerolin®), associados ou não a corticóides orais ou inalatórios
Diagnóstico diferencial
A asma precisa ser diferenciada de outras doenças, pois muitas vezes os sintomas iniciais são muito semelhantes, e não existem outros critérios objetivos possíveis de serem feitos nos pequenos, como a espirometria nos adultos.
Dr Paulo Henrique Ferreira
Clinica Diagnuz - Medicina e Saude
Tel (42) 3277-1860
www,diagnuz.com