top of page

DIFICULDADES NO DIAGNÓSTICO DE ASMA EM MENORES DE CINCO ANOS


Asma Infantil - Clinica Diagnuz



A asma é, atualmente, definida como doença inflamatória crônica das vias aéreas que, em indivíduos susceptíveis, causa episódios recorrentes de sibilos, dificuldade respiratória e tosse, principalmente à noite e no início da manhã. Os episódios são, usualmente, associados à obstrução variável e difusa do fluxo aéreo, geralmente reversível, espontaneamente ou após tratamento. Essa reversibilidade pode não ser completa. A inflamação também aumenta a reatividade brônquica a vários estímulos inespecíficos.

O diagnóstico de asma no lactente e pré-escolar é complexo e constitui uma demanda constante.


É Asma ou não? Eis a questão


Os sintomas mais comuns da asma são tosse, chiado, aperto no peito, falta de ar e dificuldade para respirar. A tosse é um mecanismo de proteção projetado para mover o muco através do trato respiratório,

Em uma criança com ou sem asma, tosse pode ser pior à noite, porque durante o dia a criança se movimenta e isso ajuda na drenagem de muco. No entanto a noite, ficamos deitados e a falta de movimento faz com que o muco se acumule nas vias aéreas, aumentando assim os ataques de tosse.


Tosse causada por um vírus pode durar de duas a seis semanas ou às vezes até mais tempo, mas a tosse crônica – tosse por mais de oito semanas – deve ser investigada. Apesar da asma poder apresentar apenas tosse, um médico experiente pode ajudar a distinguir entre uma tosse causada por um vírus da gripe (ou outros germes) de uma tosse secundária a asma. É importante saber, entretanto, que em uma criança com asma a tosse geralmente é iniciada por um vírus de resfriado comum e agravada pela asma, levando a dificuldade de diagnóstico.


Muitas vezes, a maneira mais fácil de diferenciar os dois é um teste terapêutico, que consiste em usar o medicamento e avaliar se responde ou não. Se houver uma resposta à medicação, é provável que seu filho tenha asma, mas a boa noticia é que existe medicação para isso! Se não houver resposta ao medicamento, é improvável que seu filho tenha asma, E outros diagnósticos precisam ser buscados (veja tabela dos diagnósticos diferenciais logo abaixo).


Saiba que em crianças com asma geralmente há um quadro misto, em que um vírus é responsável por desencadear os sintomas de asma; em outras palavras, os medicamentos para asma irão ajudar a controlá-la, mas não os sintomas provocados pelo vírus da gripe em si…ou seja, ele pode continuar com febre, tosse e coriza nasal, mas sem chiado no peito nem cansaço!


Embora a asma possa se apresentar-se apenas com tosse, uma criança com asma normalmente têm uma tosse crônica com sibilos. No entanto, o que a maioria das mães chama de chiado nem sempre é considerado pelo médico. O diagnóstico final deve ser feito pelo médico.


Quais são então as manifestações clínicas sugestivas de asma?

  • Episódios frequentes de sibilância, o famoso “chiado no peito” , por mais de uma vez por mês

  • Tosse ou sibilos que ocorrem à noite ou cedo pela manhã, provocados por riso ou choro intensos ou exercício físico

  • Tosse sem relação evidente com viroses respiratórias

  • Presença de atopia, especialmente rinite alérgica ou dermatite atópica

  • História familiar de asma e atopia

  • Boa resposta clínica a β2-agonistas inalatórios (Berotec® ou Salbutamol ou Aerolin®), associados ou não a corticóides orais ou inalatórios

Diagnóstico diferencial


A asma precisa ser diferenciada de outras doenças, pois muitas vezes os sintomas iniciais são muito semelhantes, e não existem outros critérios objetivos possíveis de serem feitos nos pequenos, como a espirometria nos adultos.



Dr Paulo Henrique Ferreira

Clinica Diagnuz - Medicina e Saude

Tel (42) 3277-1860

www,diagnuz.com


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page