Botox - Ortigueira - Diagnuz

O Botox ( toxina botulinica ) é uma substância de ocorrência natural na natureza que se liga aos receptores na placa motora, impedindo a condução de estímulos elétricos responsáveis pela contração muscular. Com isso temos uma paralisação dos músculos da região e a consequente suavização das rugas de expressão determinadas pela repetida contração daquela musculatura. O interessante é que o uso do Botox, assim como já ocorrera muitas outras vezes na história da medicina, foi uma descoberta realizada por acaso, durante pesquisas sobre uma doença chamado Botulismo. O Botulismo é uma doença causada por fungos, cuja ingestão libera a toxina botulínica no organismo e causa a paralisação do tecido muscular, podendo levar até a morte, caso a toxina atinja órgãos nobres como pulmão e coração. A partir do estudo dessa peculiar propriedade, iniciou-se o uso do Botox na medicina, de forma controlada e segura, principalmente na área da cirurgia plastica e medicina estética, onde proporcionou uma verdadeira revolução no tratamento de rugas faciais de expressão ( rugas dinâmicas ).

INDICAÇÕES PARA O APLICAÇÃO DO BOTOX

As injeções de toxina botulínica irão bloquear sinais químicos específicos dos nervos da área desejada, principalmente os sinais que levam a contração muscular

O uso mais comum destas injeções de toxina botulínica é estético, devido a sua propriedade de relaxar temporariamente os músculos faciais que estão subjacentes ( abaixo da pele ) e que são responsáveis pela formação das rugas, tais como:

• Linhas de expressão entre as sobrancelhas
• Pés de galinha, linhas que se originam dos cantos dos olhos
• Sulcos na testa, as linhas horizontais que se formam quando você levantar as sobrancelhas

COMO SE PREPARAR PARA APLICAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA ?

O seu médico precisa de saber se você recebeu qualquer tipo de injeções de toxina botulínica nos últimos quatro meses. Se você tomar anticoagulantes ( ex: aspirina, AAS ), pode ser necessário suspender esses medicamentos durante vários dias antes de sua aplicação de Botox, para reduzir o risco de hemorragias ou hematomas. O seu medico também necessita de saber se você faz uso regular de relaxantes musculares, remédios para dormir ou medicamentos de alergia.

 

COMO É REALIZADA A INJEÇÃO DE BOTOX ?

Antes do procedimento, geralmente aplica-se uma fina camada de creme anestésico sobre a pele, 60 a 90 minutos antes do procedimento, de modo a deixa-la levemente anestesiada, tornando o procedimento relativamente indolor. O médico usa uma agulha fina para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica em sua pele ou músculos. O número de injeções necessárias depende de muitos fatores, incluindo a extensão da área a ser tratada e o grau de contração muscular observada na área a ser tratada.

RESULTADOS

Após a aplicação não se observa nenhum efeito imediato. O resultado das injeções de toxina botulínica geralmente começam a ser observados cerca de 48-72 horas após sua aplicação, com o relaxamento da musculatura e atenuação das rugas faciais nas áreas tratadas. Dependendo do problema a ser tratado, o efeito pode durar de três a 12 meses. Para manter o efeito, você vai precisar de injeções regulares de acompanhamento.

A toxina botulínica pode proporcionar excelentes resultados estéticos para o paciente, desde que realizada por um profissional capacitado. Na Clinica Diagnuz, você terá acesso a uma equipe médica com grande experiência na aplicação de Botox, que irá esclarecer todas as suas dúvidas e indicar o melhor tratamento estético para o seu caso.  Se você ficou interessado na aplicação de Botox , ligue para Clinica Diagnuz nos telefones (42) 3277-1860 / 3277-2236 e agende sua consulta de avaliação.  A conquista de um rosto mais lisinho e livre das rugas de expressão pode estar mais perto do que você imagina!